2 de jun. de 2015

TÍTULO: O Chamado do Cuco
TÍTULO ORIGINAL: The Cuckoo's Calling
SÉRIE: Cormoran Strike

VOLUME: 1
AUTOR(A): Robert Galbraith (aka J. K. Rowling)
EDITORA: Rocco

PÁGINAS: 448
Minha Avaliação: 


Quando uma modelo problemática cai para a morte de uma varanda coberta de neve, presume-se que ela tenha cometido suicídio. No entanto, seu irmão tem suas dúvidas e decide chamar o detetive particular Cormoran Strike para investigar o caso.
Strike é um veterano de guerra, ferido física e psicologicamente, e sua vida está em desordem. O caso lhe garante uma sobrevida financeira, mas tem um custo pessoal: quanto mais ele mergulha no mundo complexo da jovem modelo, mais sombrias ficam as coisas e mais perto do perigo ele chega.
Um emocionante mistério mergulhado na atmosfera de Londres, das abafadas ruas de Mayfair e bares clandestinos do East End para a agitação do Soho. O chamado do Cuco é um livro maravilhoso. Apresentando Cormoran Strike, este é um romance policial clássico na tradição de P.D. James e Ruth Rendell, e marca o início de uma série única de mistérios.

Oiee gente! Finalmente não é?! Eu estou até com vergonha por causa do tempo que levei para ler este livro hahaha. Mas com certeza o que tenho a falar sobre ele é só coisa boa!! :D

Eu não poderia esperar menos de J. K. Rowling. Por razões óbvias fui com uma grande expectativa sobre este livro e O Chamado do Cuco não poderia me surpreender mais. Uma coisa que fiquei muito contente é que O Chamado do Cuco não é nem um pouco parecido com Harry Potter. A escrita é diferente, o gênero é diferente, o público alvo é diferente, o que me pegou de surpresa já que sou super fã da J. K. Rowling e estava acostumada com o modo com que ela escreveu Harry Potter.

Mas uma coisa que não mudou de HP para O Chamado do Cuco é o modo como vamos conhecendo as personagens aos poucos. Os dois personagens principais são Robin e Strike. 

Robin Ellacott é uma jovem inteligente e que sempre está em busca de algum trabalho diferente (os lugares mais inusitados são os que mais a atraem) e essa é uma das principais razões do porque ela trabalha na Temporary Solutions (uma empresa que arruma soluções temporárias nos empregos de seus filiados). O livro inicia já com Robin se dirigindo até seu novo emprego temporário, o escritório de Strike, e o encontro dos dois é um tanto quanto esquisito (quem já leu sabe do que estou falando). Já Strike é um detetive particular que acabou de se divorciar da esposa. Ele é um ex soldado que lutou no Iraque e voltou de lá com uma perna só. O relacionamento dos dois é estritamente profissional e é muito legal ver o quanto os dois "se aproximaram" ao decorrer do livro.

Quando parei para pensar, O Chamado do Cuco me lembrou Garota Exemplar. Ambos tem uma narrativa bem detalhada na qual quanto mais lemos mais nos sentimos confusos quanto aos personagens, ambos são investigações policiais e ambas as histórias tem um final muito surpreendente e inesperado (em nenhum dos dois livros consegui adivinhar o final).

O mistério do livro é muito bom. A cada nova entrevista com suspeitos ou testemunhas eu ficava cada vez mais intrigada. Faltando apenas 100 páginas para o término do livro eu não tinha nem ideia de como a trama iria terminar. 

Confesso que no início da leitura fiquei um pouco entediada, por causa da leitura um pouco "parada", mas como o gênero policial é assim mesmo e não estou acostumada com este tipo de leitura deixei de lado e continuei lendo. E quem, assim como eu, não estiver acostumado com esse gênero aconselho a fazer como eu fiz, pois o final realmente vale a pena.

Para finalizar, recomendo muito o livro e estou morrendo de vontade de ler o próximo (O-Bicho-da-Ceda)

Beijos











Recanto Literário . 2017 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates