4 de mai. de 2015

TÍTULO: Tantã
TÍTULO ORIGINAL: Tantã
VOLUME: Único
AUTOR(A): Marie-Aude Murail
EDITORA: Edições SM
PÁGINAS: 208
Minha Avaliação: 


Kleber Maluri tem 17 anos, cursa o último ano do Ensino Médio e deseja o mesmo que os outros rapazes de sua idade: namorar uma garota bacana, ingressar numa boa faculdade, tocar a vida com independência. À diferença de seus companheiros, contudo, uma grande responsabilidade pesa sobre seus ombros: cuidar do irmão mais velho, Barnabé – Tantã para os íntimos. Tantã é deficiente mental: um homem de 22 anos com cabeça de 3. Ele aperta todos os botões do interfone, quebra relógios e celulares em busca do homenzinho que neles se esconde e, principalmente, conversa o tempo todo com seu Lolô, um coelho de pelúcia por meio do qual encena seus dramas interiores. 
Órfãos de mãe, Kleber e Tantã foram esquecidos pelo pai, que internara o filho deficiente num hospício, onde passou maus bocados até ser resgatado pelo irmão mais novo. Novamente juntos, Tantã e Kleber vão morar em Paris, numa república estudantil. A partir de então, Kleber tem de se dividir para cuidar dos estudos, dos amores e sobretudo de Tantã, cuja socialização representa um desafio e tanto. Contando, porém, com a ajuda dos companheiros de república e de Zahra (uma colega de classe apaixonada pelo garoto), ele fará de tudo para ficar com o irmão, opondo-se às recomendações do pai e da assistente social.


Hi guys!
Confesso que se eu tivesse tido que ler este livro por causa da escola não o teria lido, mas agora que li com certeza recomendo para qualquer um :) Normalmente os livros paradidáticos lá da escola são muuuito chatos 😒  mas esse por incrível que pareça eu adorei.

Tantã (Barnabé Maluri) é um deficiente mental de 22 anos, mas com mentalidade de três (nos dias bons 3 anos e meio). Seu irmão, Kleber Maluri, tem todo o peso e responsabilidade de cuidar de Tantã, pois o pai dos meninos não aceita a deficiência de Tantã e quer interná-lo em uma clínica.

Os dois irmãos, então, moram em uma república com mais quatro outros jovens e, pouco a pouco,Tantã vai transformando cada um deles em uma pessoa melhor.

Este livro com certeza foi um dos meus livros escolares favoritos, pois contêm uma lição de vida e uma história muito simples, porém bonita.


Recanto Literário . 2017 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates