26 de mai. de 2017

Resultado de imagem para editora avenida capa memorias postumasTÍTULO: Memórias Póstumas de Brás Cubas
TÍTULO ORIGINAL: Memórias Póstumas de Brás Cubas
AUTOR: Machado de Assis
EDITORA: Avenida
PÁGINAS: 120



Memórias Póstumas de Brás Cubas era aquele tipo de livro que eu sempre tive vontade de ler, mas "nunca tinha tempo"; e quando tive que lê-lo para uma prova fiquei feliz por essa obrigação.

Já expressei meu amorzinho por Machado de Assis na minha resenha de Dom Casmurro e venho fazer mais uma resenha de um livro desse maravilhoso autor realista.

Memórias Póstumas conta a história de um típico membro da elite brasileira do século XIX, mostrando o que autores como José de Alencar esconderam: o interesse presente na sociedade, o adultério, o casamento como negócio, etc.

Com sua análise psicológica, o defunto autor nos conta um pouco sobre como são os personagens, porém sem dar detalhes sobre suas respectivas aparências. Passamos a narrativa inteira praticamente sem saber como Brás Cubas, o personagem principal, é fisicamente.

O diálogo constante com o leitor e a ironia dão um gostinho de descontração durante a leitura, que é um pouco difícil por conta das palavras rebuscadas muitas vezes usadas.

Assim como Dom Casmurro, essa não é uma leitura para iniciantes. Muito pelo contrário, se a pessoa não é acostumada com leitura, pode ser que acabe abandonando o livro sem terminá-lo.

Recomendo o livro para aqueles que não são tão novinhos (a partir de 14/15 anos) e querem conhecer um pouco mais a literatura brasileira. Machado de Assis foi - e continua sendo - um dos autores mais importantes na literatura brasileira e com certeza todos deviam conhecer um pouquinho sobre suas histórias.




Recanto Literário . 2017 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates