11 de mai. de 2014

TÍTULO: O Oceano no Fim do Caminho
TÍTULO ORIGINAL: The Ocean at the End of the Lane
AUTOR: Neil Gaiman
EDITORA: Intrínseca
PÁGINAS: 208
Minha Avaliação:



Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos.Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino.
Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.

O Oceano no fim do caminho foi o primeiro livro de Neil Gaiman que eu li e como era um escritor que eu nunca ouvira falar, não esperava muito da leitura. Me enganei totalmente.

O livro tem uma narrativa muito boa, fácil de entender, porque é narrado quando o menino tinha apenas sete anos. Mas o fato de o protagonista ter sete anos não deixa a leitura nem um pouco infantil.

O livro nos deixa presos a ele, eu no momento que começou a ação no livro não conseguia mais parar de ler, um ponto positivo da leitura.

Uma coisa que me decepcionou é o romance no livro. Sinceramente não achei nenhum romance na história e fui saber que havia romance apenas quando fui ler a nota do autor.

Um fato que me incomodou um pouco é que ficamos o livro inteiro sem saber o nome do protagonista, o que achei um pouco estranho. 

Outra coisa que me incomodou foi que quando eu estava terminando de ler o livro eu já imaginava o que iria acontecer no final e foi o que aconteceu, e foi por isso que eu dei quatro estrelas.

O livro é muito bom, nos faz refletir sobre algumas coisas que a velha Sra. Hempstock fala. E mesmo adivinhando uma coisa que acontece no final, adorei-o.

Beijos e abraços
Laura Guimarães






Recanto Literário . 2017 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates